segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A "caça ao ninho"!


Na semana passada fizemos aqui na empresa uma pequena reunião de final de ano de nosso setor (TI). A intenção seria agradecer o envolvimento e o empenho de todos durante o ano que se encerra, pois conseguimos alcançar vários objetivos durante este período.

Como sou um dos coordenadores do setor resolvi falar algumas palavras. E naquele momento, mesmo de certa fora “natalino”, lembrei uma experiência que tive em outra empresa que trabalhei, que devido ao momento que o setor está passando cairia muito bem contar à todos.

Na páscoa de 2007, eu trabalhava em um asilo. Além de 140 idosos também viviam lá umas 50 crianças.

Lá, já é tradição a “caça ao ninho”, uma brincadeira feita com as crianças, onde fichas são “escondidas” por todo o jardim (que aliás é enorme e além de lindo e bem cuidado.). O objetivo é “caçar” o maior numero de fichas, pois cada uma daria direito a ovos, caixas e/ou barras de chocolate. A pós o fim da caçada as crianças iam buscar seus prêmios.

Por ser tradicional isto acontecer na quinta-feira anterior a páscoa quando as crianças saiam da escola ao meio dia, todos os internos e funcionários se reuniam para assistir o corre-corre da criançada.

Na largada todas se espalharam. Olhavam em cima das árvores, no meio dos arbustos, embaixo dos carros ali estacionados, nenhuma pedra ficava no lugar. Todas as pedras que ali existiam eram levantadas, pois ali poderia contar uma das tão procuradas fichas.

Foi então que fiz um comentário e ouvi uma resposta que me faria guardar aquele momento para sempre em minha memória: “- Nossa! Eles estão levantando todas as pedras que vêem pelo caminho!”.

Foi então quem um idoso, interno do asilo, já com seus mais de 80 anos de “experiência” me disse: “Eles fazem isto porque cada pedra no caminho pode ser uma grande oportunidade de uma nova conquista.”

Confesso que naquele momento fiquei em estado de choque, pois parecia ser um texto de livro de auto-ajuda, ou um daqueles vídeos motivacionais que tanto vemos na internet.

Hoje lembro neste momento sempre que estou em um momento de dificuldade ou de uma nova descoberta. Consigo hoje tomar a decisão de tornar as pedras que encontro como uma oportunidade de conquista e não como uma barreira que me impede de alcançar meus objetivos.

O que poucas pessoas se tocam é que só aprendemos com desafios. Se um dia não nos tivesse desafiado em somar uma mais um, nunca saberíamos que a resposta são dois, ou se não tivesse tido o desafio de caminhar, hoje não teríamos o recorde de 100 metros em menos de 10 segundos.

Levantem todas as pedras que existem no seu caminho sem medo e com confiança. Com toda certeza a pedra correta lhe trará grande oportunidades de conquistas.

Forte abraço e até a próxima e

FELIZ 2012!!

4 comentários:

  1. Obrigada pela mensagem...
    Obrigada em partilhar conosco este ensinamento...
    E feliz 2012 pra vcs tbm...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Foi legal a história Brilhante, simples, mas direta e verdadeira.

    ResponderExcluir